Águas Claras / DF - domingo, 28 de abril de 2024

Adiposidade localizada ( Celulite )

 

A celulite está presente em 80% das mulheres ocidentais. Aparece cada vez mais cedo atingindo jovens e adolescentes e até mesmo em mulheres magras.

 

Normalmente 20% do nosso peso é gordura. Quando ocorre aumento dessa gordura começa a ocorrer compressão de vasos com comprometimento da circulação local e projeção daquele tecido para a pele que evolui para fibrose com retração da pele ( celulite ).

 

 

Entretanto, a celulite não é apenas aumento de tecido gorduroso, mas, também, uma associação de outros fatores como hormônio, alimentação, vida sedentária, circulação, tendência genética, tipo físico e outros.

 

 

É classificada de acordo com o grau de evolução: grau I imperceptível a olho nu; grau II onde se observa irregularidades à palpação e não existe dor; grau III em que se observam irregularidades na pele mesmo sem palpação ( aspecto de “casca de laranja” ), a pessoa tem sensação de peso e cansaço nas pernas; grau IV onde a celulite é dura e pele fica “lustrosa”, cheia de depressões, com aspecto acolchoado, as pernas ficam pesadas, inchadas, doloridas e com sensação de cansaço.

 

 

A celulite pode ser encontrada em várias regiões do corpo com predileção pelo glúteo, região lateral da coxa, face interna e posterior da coxa, abdome, nuca, parte posterior e lateral dos braços e a face interna dos joelhos.

 

 

Para o tratamento da celulite dispomos da mesoterapia, hidrolipoclasia, carboxiterapia, radiofrequência, orientação dietética e tratamento medicamentoso.