Águas Claras / DF - segunda-feira, 29 de abril de 2024

Acne

 

 

 

A acne é uma das dermatoses mais freqüentes. As lesões surgem na puberdade, em quase todos os jovens, de ambos os sexos. Na ausência de tratamento adequado, persiste até o final da adolescência e, eventualmente, com lesões isoladas, pode manter-se durante muitos anos e também provocar cicatrizes permanentes.

 

 

 

São vários os fatores desencadeadores da acne como tendência hereditária, hipersecreção sebácea, tensão emocional, ciclo menstrual e drogas.

 

 

 

Pode ser classificada em grau I, presença apenas de comedões ( cravos ), grau II, presença de cravos pretos, pápulas e pústulas, grau III, presença de cravos pretos, pápulas, pústulas, nódulos e seborréia, grau IV a chamada conglobata, presença de nódulos purulentos, numerosos e grandes, formando abscessos e fístulas que drenam pus, grau V a chamada acne fulminans que teria o mesmo aspecto da conglobata associado a sintomas sistêmicos como febre e poliartralgia.

 

 

 

O tratamento consiste no uso de medicamentos tópicos, orais, peelings e, no caso de cicatrizes de acne: preenchimento, dermoabrasão, radiofrequência e laser.